Na última sexta-feira (27/08), Presidente Prudente sediou o 1º Fórum de Engenharia e Desenvolvimento Regional. O encontro ocorreu no Centro Cultural Matarazzo e contou com a presença de prefeitos que integram a Unipontal, membros do Crea-SP, além de profissionais da engenharia e agronomia.
O evento foi promovido com o objetivo de discutir assuntos que envolvem os resíduos sólidos. Quando descartados de maneira errada, esses materiais podem causar danos, por isso, durante a fórum, foram levantadas maneiras de se resolver esse problema na região do Pontal do Paranapanema.
Na abertura do evento aconteceu a assinatura do protocolo, com o intuito de resolver os problemas, por meio da parceria com os municípios e o executivo local. Alair Batista, prefeito de Taciba, esteve presente no evento e foi um dos prefeitos que assinou o acordo. Para ele, a assinatura representa o desenvolvimento da região por meio da capacitação de técnicos. “É importante termos pessoas capacitadas para fazer o trabalho nos municípios.”
Segundo o presidente do Crea-SP, Vinicius Marchese, não tinha como o projeto ter mais eficiência se não houvesse essa parceria com os chefes do executivo. “O exercício profissional ele corre risco a vida, iniciativas da área tecnológica, das engenharias, da agronomia, de geociências, estão diretamente ligados a pessoas, e o conselho existe justamente para defender essas pessoas, então essa é a nossa função e a função do executivo também, do pessoal das prefeituras”.
Crédito: Luana Souza