Regularização fundiária: UNIPONTAL ENTREGA REIVINDICAÇÃO AO VICE-MINISTRO NABHAN GARCIA

Regularização fundiária:  UNIPONTAL ENTREGA REIVINDICAÇÃO AO VICE-MINISTRO NABHAN GARCIA

A União dos Municípios do Pontal do Paranapanema apresentou pauta de reivindicação ao vice-ministro Nabhan Garcia (Agricultura). Foi na última sexta-feira na cidade de Presidente Prudente. O ofício foi entregue pelo presidente da Unipontal, prefeito Jorge Duran, que estava acompanhado do Presidente da Câmara de Presidente Prudente e vice-presidente da entidade, vereador Demerson Dias. O deputado estadual Ed Thomas também participou do encontro e reforçou a reivindicação.

Nabhan Garcia disse que fará o encaminhamento da reivindicação e que dará toda atenção junto ao governo federal, para que haja um resultado efetivo para a questão fundiária e investimento ao produtor rural.“Já não podemos mais falar de assentado. Temos produtor rural no campo, com seu terra e produzindo. Então vamos buscar investimentos, logística para escoamento da produção. Sobre a regularização fundiária é uma bandeira que carrego há anos. Vamos fazer o necessário para que isso avance e as terras do Pontal sejam enfim regularizadas”, garantiu Garcia.

Como é de conhecimento o Pontal do Paranapanema é essencialmente alicerçado no agronegócio e também tem por característica ser uma região onde estão instalados diversos assentamentos agrários.

“Quanto ao primeiro tópico, os proprietários rurais convivem desde sempre com a insegurança jurídica por não possuírem a regularização fundiária de suas propriedades rurais. Essa insegurança reflete diretamente na expansão do agronegócio, sobretudo na incerteza que gera para investidores que demonstram intenção de aplicar recursos na região”, esclareceu Duran.

O presidente da Unipontal também disse que muitas foram as discussões. “Muitos foram projetos apresentados ou em tramitação. Entretanto, até a presente data, nada de concreto aconteceu em relação à efetiva regularização fundiária das terras rurais da rica região do Pontal do Paranapanema, que carece apenas de investimentos correspondentes a sua importância no cenário do agronegócio”.

Noutra vertente, foi explicado ao vice-ministro Nabhan Garcia que o Pontal do Paranapanema é uma das regiões que mais abriga muitos assentamentos agrários. São milhares de assentados que sobrevivem da terra, com o extrativismo e também na produção agrícola para comercialização, gerando emprego e renda para esta que é a região mais carente de investimento do Estado de São Paulo.

“Foi nesse sentido que, em nome de todos os municípios associados, que reivindicamos atenção a este empreendimento social, a região clama por especial atenção no tocante à logística, condições de financiamento, programas especiais para o pequeno produtor rural beneficiado por lotes nas dezenas de assentamentos do Pontal do Paranapanema”, completou Duran.

O vice-presidente da Unipontal, vereador Demerson Dias, também defendeu a presença no governo federal nessas questões levantadas porque não há mais esperanças quanto ao governo estadual. “Precisamos buscar alternativas e esse pedido feito ao Nabhan Garcia acreditamos que poderá implementar ações que efetivem a regularização fundiária e investimento nos assentamentos agrários”, disse.

Compartilhe