PRESIDENTE DA UNIPONTAL DIZ QUE GOVERNO ACERTA EM ATENDER PEDIDO DOS MUNICÍPIOS

PRESIDENTE DA UNIPONTAL DIZ QUE GOVERNO ACERTA EM ATENDER PEDIDO DOS MUNICÍPIOS

O presidente da Unipontal fez uma análise da última medida do governo estadual que permite a flexibilização do isolamento e retomada gradativa da atividade econômica. Jorge Duran Gonçalez disse que o plano anunciado atende reivindicação dos prefeitos.

Segundo Duran, o plano de flexibilização anunciado pelo governo estadual vem de encontro às reivindicações da União dos Municípios do Pontal do Paranapanema (Unipontal). “Há muito tempo estamos debatendo e cobrando essa moderação com base na realidade das regiões do Estado de São Paulo, para que houvesse a retomada da atividade econômica”.

Para Duran, o plano estadual confirma que os prefeitos sempre estiveram certos em apontar que, em razões das diferenças existentes nas regiões do Estado de São Paulo, as medidas de isolamento não poderiam ser iguais. Defendeu que o enfrentamento ao covid-19 nas regiões tem que ser na medida da desigualdade de cada uma delas.

Com o plano do governo estadual, os prefeitos poderão fazer flexibilizações naquilo que foi disposto no plano estadual. “Era outra reivindicação, já que quem conhece os municípios são os prefeitos, que sabem as necessidades de sua população e estão aptos para, da melhor forma possível, contingenciar o coronavírus, observadas as condições locais.”

Duran concluiu dizendo que: “Agora é retomar o desenvolvimento econômico com todas as precauções necessárias, como acompanhamento dos casos, fazendo testagem, mantendo o controle dos leitos hospitalares de atendimento aos pacientes. O monitoramento é primordial para o efetivo controle da pandemia. E a atividade econômica poderá ser retomada com as precauções que adotaremos”.